Os terceiros molares, dentes popularmente conhecidos por siso, são enigmáticos: algumas pessoas os têm, outras não. Em muitos casos, eles nascem cedo. Em outros, só aparecem no auge da fase adulta. Os sisos costumam surgir quando as pessoas se encontram na faixa etária dos 17 e aos 21 anos – mas não é sempre assim.
O grande problema é que quando o famoso dente do juízo está prestes a nascer – aí, as chances de haver inflamação na região são altas. Mas por que será que isso acontece? Que medidas devem ser adotadas nessa situação? Para buscar esclarecer estas e outras dúvidas, recorremos ao renomado cirurgião dentista, Dr. Eduardo Gurkewicz, da Clínica Odontowicz em Curitiba.
O que fazer quando o siso inflama
A situação é muito incomoda e provoca dor quase insustentável. É aí que a pessoa se dá conta de que seu siso inflamou. Geralmente somos pegos de surpresa, pois nunca dá para saber quando isso vai acontecer. Assim, é preciso ficar bastante atento a esse tipo de situação e tomar as medidas necessárias. “Muitas vezes são condições agudas que precisam de pronto atendimento, pois há chances de evoluir para um quadro infeccioso mais grave, principalmente em casos onde os dentes sisos ainda não irromperam completamente”, assegura o Dr. Eduardo.
A causa de inflamação do siso
O cirurgião dentista, proprietário da Clínica Odontowicz, destaca que a inflamação do siso ocorre de repente. Segundo ele, isso se dá em virtude de uma erupção parcial do dente. “Sim, é essa erupção que leva à inflamação, denominada pericoronarite, e pode gerar muita dor, além de dificuldade de abertura da boca (trismo), edema (inchaço) podendo até mesmo provocar mau hálito no paciente. Em alguns casos, o processo também pode gerar cáries, tanto no siso quanto no elemento dentário adjacente”, comenta o Dr. Eduardo.
Se não incomoda, deixa o siso quieto
Sabe aquela velha frase “não mexa com quem tá quieto”? Ela se ajusta bem aos casos em que o siso não incomoda. O Dr. Eduardo revela que “nem sempre a extração dos sisos é necessária, porque na maioria das vezes o siso não incomoda. Ela fica lá no seu cantinho, quietinho. No entanto, quando há inflamações constantes, a infecção pode ser combatida para que seja programada posteriormente a extração o mais rápido possível. Quando indicada e não realizada a extração, os sisos podem gerar: dor, cárie, lesão cística ou tumoral, reabsorção de raízes de dentes adjacentes, problemas ortodônticos, e vários outras questões. Portanto, o ideal é que o paciente siga as recomendações do seu dentista, principalmente se a solução for a extração”.
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson