Gengivas escuras ou acinzentadas junto aos implantes dentários é um problema mais comum do que se possa imaginar.
Diferente da recessão gengival que ocorre em dentes naturais, nessas condições os danos à harmonia do sorriso podem ser devastadores, sobretudo nos casos em que a gengiva retraída expõe as partes metálicas escuras de próteses dentárias fixas e implantes dentários.
Há inúmeras causas para a recessão gengival em alguns casos de implantes dentários. As duas principais são a peri-implantite e o posicionamento inadequado do implante.
Porém, os motivos para o aparecimento da retração não param por aí. Outros fatores também estão associados à condição recessiva — e, em algumas situações, eles agem em conjunto para o aparecimento dessa condição.
Ação destruidora das Placas Bacterianas
A peri-implantite é tida como a principal causa para a retração de gengivas ao redor de implantes dentários. Isso se dá devido às bactérias provenientes de placa bacteriana acumulada por uma higiene oral deficiente provocando a reabsorção do osso em contato com o dispositivo implantado.
Muitas vezes, esse processo é acompanhado pela retração da gengiva localizada junto à prótese dentária fixada ao implante dentário.
A segunda maior causa para gengivas retraídas ao redor de implantes dentários se dá devido ao posicionamento inadequado do dispositivo implantado.
O erro mais comum ocorre nas regiões estéticas anteriores da arcada superior, uma região onde as tábuas ósseas costumam ser finas e pouco favoráveis ao tratamento com implantes dentários.
Alterações na arquitetura óssea
Perdas dentárias ocorridas há mais de seis meses geram uma arquitetura óssea desfavorável comum às áreas.
Assim, com o volume ósseo diminuído, não acompanhado por enxerto ósseo e gengival para reparar ou regenerar a reabsorção óssea, apresenta dificuldades à implantação adequada do implante dentário. O resultado é a reabsorção óssea precoce e retração da gengiva.
Pessoas com gengivas pouco espessas e transparentes são mais propensas à recessão gengival e exposição das raízes dentárias — e, no caso dos implantes dentários, a condição também se aplica.
Casos de diabéticos e fumantes
Pesquisas científicas atestam a diabetes e o fumo como fatores para insucesso em tratamento com implantes dentários.
E assim como acontece com dentes naturais, eles também atuam para potencializar os efeitos de doenças infecciosas — principalmente a peri-implantite. Nesses casos, o controle periódico ocorre em curtos períodos e podem exigir diversas modificações no plano de tratamento.
A gengiva que circunda os implantes dentários e a prótese dentária fixa conectada a ele não é exatamente gengiva. Trata-se de uma mucosa similar à encontrada em algumas partes da cavidade oral.
Grandes desafios para o dentista
“Criar condições propícias para que a mucosa que circundará a coroa protética e os componentes protéticos de união adquira características semelhantes — principalmente estética — à gengiva natural é um dos objetivos do procedimento com Implantes Dentários. É daí que surgem os desafios enfrentados pelo dentista nos procedimentos para recuperar a gengiva retraída nessas regiões”, observa o Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião-dentista proprietário das Clínicas Odontowicz (Curitiba) e Odontogurka (Pinhais).
É possível promover a recuperação da gengiva retraída em contato com o implante dentário. Isso, no entanto, depende da intensidade da retração gengival e da quantidade e localização da perda óssea ao redor do implante dentário.
Há de se considerar ainda o biotipo gengival (fino ou espesso), que pode modificar a técnica empregada.
O Dr. Eduardo ressalta que “fundamental é recuperar a gengiva retraída sem que a remoção do implante dentário seja necessária — o que nem sempre é possível.”
Comente UP se você leu até aqui!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson
- Depoimento de paciente: Mercedes Freitas
- Depoimento de paciente: Luiz Carlos
- Depoimento de paciente: Edésio
- Depoimento de paciente: David
- Depoimento de paciente: Aline Pinheiro
- Depoimento de paciente: Clarice
- Depoimento de paciente: Isolina
- Depoimento de paciente: Juarez
- Depoimento de paciente: Maurício
- Depoimento de paciente: Irene Bueno