A função do antisséptico bucal, também conhecido por enxaguante bucal, é coadjuvante, ou seja, ele atua como um dos itens no processo de higienização da boca. Seu uso diário contribui decisivamente para a redução da placa bacteriana.
Pesquisas recentes da American Dental Association, nos Estados Unidos, indicam que o uso de antisséptico bucal também no combate ao mau hálito (halitose). “ Nos estudos que realizamos, verificamos que enxaguatórios bucais antibacterianos, assim como aqueles que contêm substâncias químicas que neutralizam os odores, são realmente muito bons para o controle do mau hálito”, diz Dr. Fedorowicz, conceituado pesquisador americano.
Qual é o melhor antisséptico bucal?
No momento de se adquirir um antisséptico bucal, muitas vezes temos dúvida sobre qual deles é o mais indicado para nosso uso diário. O Dr. Eduardo Gurkewicz, CEO da Clínica Odontowicz, em Curitiba, revela que “não existe o melhor enxaguatório, mas, sim, os mais recomendados que são listerine e periogard. Procuro avaliar sempre a situação clinica do paciente para, só então, fazer a indicação do antisséptico que lhe é mais adequado. Afinal, cada caso é um caso também na área odontológica.”
Enxaguar por quanto tempo?
O Dr. Eduardo observa ainda que “é preciso usar o enxaguatório bucal e logo após a escovação, devemos fazer o bochecho em torno de 1 minuto. Não há necessidade de um tempo enorme, mas também não se pode apenas coloca-lo na boca e logo depois descarta-lo. O processo de higiene bucal tem que ser bem feito, sempre, em todas as suas etapas.”
Por que devemos usá-lo sempre?
“Porque todos os dias nós nos alimentamos, produzindo placa bacteriana. Portanto, o uso de um produto que combate essas bactérias vai gerar sempre bons resultados para nossa saúde bucal”, assegura o cirurgião dentista curitibano.
Os enxaguatórios bucais caseiros são eficazes?
Algumas pessoas preferem fazer seus antissépticos em casa do que compra-los nas farmácias. Para elas, o Dr. Eduardo Gurkewicz aconselha: “os melhores são os adquiridos em farmácias do que os caseiros, porque estes dependem das plantas e as misturas, que podem não ser tão eficazes. Além disso, sua produção é trabalhosa. Então, é melhor comprar pronto.”

“Porque usar Antisséptico bucal”
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9104-8520 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Veja também
- Quem pode fazer implante dentário?
- Quando o dente precisa de Tratamento de Canal
- Como encontrar um Dentista ideal
- Passos para escovar os dentes corretamente
- Saiba como é feito o Implante Dentário
- Os incríveis benefícios do Implante Dentário
- Implante de carga imediata
- Implante Dentário Passo-a-Passo
- Implante sem Dor e sem Trauma
- Limpeza de pele profunda, qual a durabilidade?
- Cuidados após o Implante
- Não corra risco com Implante Dentário de Procedência Duvidosa
- O que é Enxerto Ósseo
- Estresse compromete saúde bucal
- Extrair dentes é coisa do passado
- O que é Harmonização Orofacial?
- A valorização da Estética Facial Está cada vez mais em alta
- Agora a harmonização facial é especialidade odontológica