Você sabia que houve época em que os dentes do siso (denominados de terceiro molar) tinham grande utilidade na boca dos seres humanos? Sim, os sisos são heranças do homem primitivo. Naquela época, esse órgão era de extrema importância, pois, além de não haver instrumentos de corte, como as facas, os alimentos eram consumidos crus. Assim é que os maxilares dos homens pré-históricos tinham um tamanho muito maior que o padrão atual. Com o passar dos séculos, as arcadas foram diminuindo de tamanho, acompanhando a evolução dos métodos de cocção dos alimentos e a adoção de uma alimentação mais pastosa pelos humanos. Consequentemente, o siso se tornou obsoleto e sem espaço na cavidade da boca.
Os dentes do siso são os últimos dentes molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles receberam esse nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos (idade do juízo – siso, em latim). Exatamente por seu nascimento tardio, tornou-se muito comum haver pouco ou nenhum espaço para que esses dentes fiquem acomodados em nossa boca.
Sem necessidade de extração
Nem sempre é necessário extrair os sisos. A avaliação pelo cirurgião dentista é fundamental para se responder essa questão. Se os sisos estiverem em posição, ou com espaço suficiente. “Fazendo uma higienização satisfatória, não há motivos para a extração dos sisos em nossas bocas”, afirma o Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião dentista da Clínica Odontowicz em Curitiba. Ele ressalta que a extração dos sisos é indicada sempre que houver dor no local, dificuldades na mordida, desconforto ou falta de espaço para esses molares. E que o melhor período para retirar esses dentes é, em média, quando se está entre os 15 e os 18 anos, antes dos sisos aparecerem na cavidade bucal, pois a raiz ainda estará em formação, facilitando sua remoção.
Avaliar é preciso
A despeito de, em geral, não causar danos à saúde bucal, independentemente de sua extração, o Dr. Eduardo alerta que “submeter os sisos à avaliação de um profissional da área é extremamente importante“ há uma doença chamada pericoronarite, que vem ser uma inflamação na gengiva que circunda os sisos. Trata-se de um problema que acomete com bastante frequência pacientes que não extraíram os sisos. Por isso, independentemente de sua extração ou não, a avaliação por um profissional se torna de extrema importância”.
Sofre com algum dos sintomas? Entre em contato e agende sua consulta!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson