Por acumular muitas bactérias, provenientes dos restos de alimentos, a necessidade de limpar a língua é tão importante quanto a de limpar os dentes.
A superfície rugosa da língua retém os restos de alimentos sobre ela. Assim como também não é incomum, inclusive entre as pessoas que efetivamente se preocupam com a higiene bucal, esquecer da língua, ou achar que ela não precisa de limpeza.
A falta de oferecer à língua a devida atenção no processo de higienização bucal, pode originar diversos males para a saúde como um todo. O mais grave deles é o mau hálito. Ele surge porque, quando a língua não é limpa regularmente, uma camada branca aparece sobre ela. Essa é a saburra, uma massa composta por células descamadas da boca, muco e bactérias. E são exatamente essas substâncias que provocam o mau cheiro e o hálito desagradável.
NÃO É O ÚNICO PROBLEMA – “Na realidade, o mau hálito não é o único problema que pode advir em virtude da falta de higienização da língua”, observa o renomado cirurgião dentista, Dr. Eduardo Gurkewicz, diretor proprietário da Clínica Odontowicz, em Curitiba.
No alto de seus 35 anos de atuação na área odontológica, ele ressalta ainda: “Danos significativos à saúde são causados pela falta de limpeza da língua. É preciso dedicar a ela a mesma atenção que se investe na limpeza dos dentes. Afinal, uma coisa complementa a outra”.
PRODUÇÃO DE FLUXO SALIVAR – Ainda de acordo com o Dr. Eduardo Gurkewicz, “a língua é um componente fundamental na produção de fluxo salivar. E o acúmulo de sujeira cria um ciclo em que essa camada de bactérias e muco só cresce, o que gera uma maior descamação do epitélio da mucosa bucal, trazendo como resultado uma redução na produção de saliva na boca.
Esse efeito é extremamente prejudicial porque a saliva tem um papel muito importante na manutenção da saúde bucal, considerando que protege a mucosa oral, podendo, inclusive, atuar como uma barreira protetora dos dentes. Além disso, ela auxilia na mastigação dos alimentos, sendo crucial para o funcionamento do sistema digestivo”.
COMO LIMPAR A LÍNGUA – A limpeza da língua pode ser feita com a mesma frequência que a limpeza dos dentes. Dessa maneira, ela pode ser feita sem problema durante o processo de escovação. Para fazer a limpeza, basta usar a escova de dentes. Você pode fazer isso com o creme dental, mas não é necessário. Os movimentos indicados são os de vai e vem.
Esteja sempre atento ao tato de que, assim como as gengivas, a língua é um elemento sensível da boca. Sendo assim, a sua limpeza deve ser feita de forma delicada. Por isso, evite movimentos bruscos e fortes, dando preferência a uma higienização suave. Forçar o local pode provocar ferimentos.
Ainda restam dúvidas? Agende sua consulta!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson