Para se assegurar uma boa qualidade bucal é necessário fazer uma higienização adequada. Um bom dentista normalmente instrui seus pacientes sobre os passos para escovar os dentes corretamente.
O Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião dentis da Clínica Odontowicz ressalta que “a etapa de escovação não se limita ao uso da escova manual ou elétrica. Antes de tudo faz-se necessário o uso do fio/fita dental. É através dele que se consegue limpar a parte entre os dentes e a região da gengiva. Somente com o fio ou a fita, é possível limpar a sujeira mais grossa, como os restos e fragmentos de alimentos que se escondem entre e atrás dos dentes. Depois disso, o indicado é promover a limpeza da língua, com um raspador, ou com a parte oposta às cerdas da escova. Então, faz-se a escovação e, por fim, usa-se o enxaguatório.”
Duração da escovação
De acordo com o Dr. Eduardo, “o tempo de escovação deve ser de no mínimo 2 minutos. O ideal é que seja entre 2 e 5 minutos. Começa-se a escovar os dentes superiores, na parte externa deles. Posteriormente, passa para a parte inferior, também no lado externo. A seguir, deve-se escovar a parte interna dos dentes superiores e inferiores. O ideal é que cada dente receba dez movimentos escovatórios para se obter uma limpeza adequada.”
Assim, constata-se que não deve haver pressa no momento de se escovar os dentes. Investir alguns minutos nessa ação contribui decisivamente para a qualidade da saúde de nossa boca.
Movimentos de escovação
Muitas pessoas usam a escova sem se preocupar com os movimentos adequados para a limpeza de seus dentes. Esse, no entanto, é um detalhe fundamental no processo de higienização bucal. O cirurgião dentista da Clínica Odontowicz, Dr. Eduardo Gurkewicz, ressalta que “o ideal na escovação é realiza-la por meio de movimentos leves, sem pressionar os dentes ou seu estorno. Pressionar a escova pode causar lesões no entorno dos dentes, especialmente nasgengivas. As escovas não fabricadas com cerdas delicadas e forçar sua utilização também danifica as cerdas. Além de movimentar lentamente a escova sobre os dentes, é importante lembrar que esses movimentos precisam ser circulares, iniciando-se pelos dentes frontais e, posteriormente, buscando os dentes laterais.”
A escovação dental nas crianças
Nos primeiros anos de vida, os pais (especialmente as mamães) têm por norma escovar os dentes de seus filhos. Contudo, a partir do momento em que eles ganham mais autonomia, é costume dos pais ensinar seus filhos a maneira correta de escovação e deixá-los fazer sua higiene bucal por conta própria, sem o devido acompanhamento. Isso pode comprometer a saúde bucal das crianças. O ideal é que se faça o acompanhamento, especialmente nos primeiros meses em que a criança começa a fazer a escovação sozinha. Esse é o momento de observar se ela está fazendo os movimentos adequados com a escova ou se apenas está se divertindo com ela.
Escovação é individual
Nunca é demais lembrar que não se deve compartilhar o uso da escova dental. Afinal, ela é individual. O Dr. Eduardo observa ainda que “nenhuma boca é igual à outra. Também os dentes e seus espaçamentos não são iguais. Portanto, a limpeza ideal tem que respeitar a anatomia de cada pessoa. Além da idade e das habilidades de cada um. Uma escovação eficaz, completa e suave, não se adquire somente lendo a respeito dela. Seu aperfeiçoamento surge com a prática diária que deve ser feita ao menos após cada refeição diária. O ideal é que as pessoas peçam ao dentista que as orientem nesse sentido. O profissional é, sempre, a pessoa mais bem preparada para dar as orientações adequadas e eficazes.”
Escovar bem é prevenir doenças
O Dr. Eduardo Gurkewicz tem sido constantemente convidado para dar palestras em colégios e escolas infantis. Seu foco é sempre no sentido da saúde bucal preventiva. Para ele “escovar bem é prevenir doenças bucais. Na realidade, muitos problemas advindos da boca poderiam ser evitados se houvesse uma conscientização maior das pessoas sobre a importância da prevenção. Por isso quando sou convidado a palestrar, especialmente nas escolas, ressalto aos alunos os principais pontos para uma boca escovação. Segui-los resulta em prevenir inúmeras doenças advindas de maus cuidados com a saúde bucal.”
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9104-8520 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Veja também
- Quanto custa implante dentário Curitiba?
- Implante de dente, doi?
- Escolhendo uma Clinica odontológica Curitiba
- Quanto custa um implante dentário Curitiba
- Tipos de Implante dentário Curitiba
- Clinica odontológica de Qualidade
- Dentista em Curitiba, como escolher
- Quem faz Implantes em Curitiba?
- Prótese dentaria em Curitiba
- Qual o Preço de implante dentário Curitiba?
- Dentista Curitiba e região
- Clinicas odontológicas de qualidade
- Implante dentário preço Curitiba
- Prótese dentaria, é bom?
- Tratamento de canal Curitiba
- Tudo sobre Harmonização Orofacial