No Dia Mundial da Saúde Bucal, apresentamos o passo a passo para se obter uma ótima saúde bucal. Objetivando assegurar a você orientações extremamente confiáveis, consultamos o renomado cirurgião dentista, Dr. Eduardo Gurkewicz, há 37 anos proprietário da Clínica Odontowicz, em Curitiba.
Ele ressalta que “é fundamental atuar na prevenção e isso se faz através de um hábito simples: a higiene completa da boca. E de se consultar o dentista pelo menos duas vezes por ano, mesmo que neste período não haja ocorrido nada desconfortante em sua boca. Cuidar da alimentação e fazer um “check up” médico regular ajudam muito no processo de prevenção”.
Passo 1: A escova de dente indicada
O primeiro passo no cuidado com a higiene bucal é dado no momento que se escolhe a escova dental, pois para se chegar a uma escovação eficiente, faz-se necessário termos bons produtos em mãos. A escolha da escova ideal depende das características individuais de sua arcada e do comportamento da saúde bucal. Por isso é que existem escovas específicas para quem, por exemplo, acumula mais tártaro ou tem dentes menores.
“A escolha certa da escova vai facilitar o processo de limpeza dos resíduos alimentares e reduzir o risco de formação das placas bacterianas na arcada dentária de todos nós. As que contêm cerdas macias ou super macias são as mais indicadas, sempre”, assegura o Dr. Eduardo.
Passo 2: O melhor creme dental
Assim como acontece no momento de se escolher a escova, também no caso dos cremes dentais é necessário se considerar as características de cada pessoa. Há cremes para dentes sensíveis, para aqueles que acumulam placas bacterianas e para tratamento gengival específico. “É o dentista o profissional adequado para indicar o creme dental ideal, pois ele conhece bem a boca de seu paciente”, observa o cirurgião dentista proprietário da Clínica Odontowicz.
Passo 3: Cuidados antes da escovação
De posse da escova e do creme dental, é hora de começar a cuidar da higiene oral. O processo começa com preparar os dentes para uma escovação mais eficiente.
“Procuro recomendar que inicialmente se faça um bochecho rápido, com água pura, para conseguir remover um volume importante de resíduos de alimentos antes da escovação. Dessa forma, a escova vai ter maior contato com a superfície dos dentes que necessita ser higienizada no momento da higiene bucal.
Passo 4: A técnica certa de escovar os dentes
Fazer movimentos circulares com a escova sobre os dentes, permite que suas cerdas acompanhem a anatomia gengival, evitando risco de retrações. Na sequência, busque escovar as laterais dos dentes superiores mais próximos à bochecha. Prossiga para as laterais dos dentes inferiores mais próximos à bochecha. Vá para as superfícies de mastigação dos dentes superiores. Então, escove as superfícies de mastigação inferiores. Finalize essa sequência com especial atenção à língua. Use sua escova (ou um limpador lingual) para remover o excesso de resíduos e evitar o acúmulo de bactérias, assegurando assim um hálito mais puro.
Passo 5: Use sempre fio dental
Para ajudar a remover os possíveis resíduos alimentares que se acumulam entre os dentes, e também diminuir expressivamente o acúmulo de tártaros, o uso do fio dental é fundamental. É através dessa ação que se consegue prevenir inúmeros tipos de doenças orais. Faça isso ao final da escovação para assim garantir uma limpeza completa. Importante ainda é ressaltar que esse procedimento precisa ser feito dente a dente, sem pressa.
Passo 6: Importância dos enxaguantes bucais
Normalmente, o uso do fio dental e da escova já garantem uma boa higiene bucal. Mas há casos em que se faz necessário usar também um enxaguante bucal ao final da higienização. Contudo, deve-se obedecer às instruções do dentista quanto à necessidade de usar o enxaguante.
Passo 7: Visitas regulares ao dentista
A visita ao dentista é essencial para se assegurar de que toda a técnica de escovação para uma higiene bucal ideal não seja feita em vão. E também para avaliar se você está aplicando esse aprendizado direitinho.
É na consulta ao dentista que você vai completar esse cuidado, realizando uma limpeza bem profunda para remover possíveis placas bacterianas e tártaros que se desenvolvem naturalmente ao longo do tempo.
É consultando o dentista que se completa uma higiene adequada aos dentes e à boca. Isso deve ser feito a cada 6 meses, pelo menos. É assim que se completa a tarefa de garantir uma higiene bucal perfeita. Portanto, lembre-se de marcar uma consulta regular com o seu dentista de confiança.
Precisa de ajuda? Entre em contato com a nossa equipe!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson