Bruxismo não tem cura, mas tem tratamento
O ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes frequentemente é característica clara de bruxismo. Essa doença atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Ela se manifesta tanto de dia quanto à noite. Sua incidência maior se dá no período noturno, quando a pessoa está dormindo. É o chamado bruxismo noturno.
Dor nas articulações da mandíbula, dor de cabeça ao acordar e dentes desgastados são algumas das graves consequências do bruxismo. Fatores externos como ansiedade e estresse , bem como problemas respiratórios e genéticos são fatores causadores do bruxismo.
Identificação do bruxismo
“Antes de tudo precisamos identificar a causa do bruxismo. A partir de então, indicamos o tratamento mais eficaz,”, assegura o experiente cirurgião dentista, Dr. Eduardo Gurkewicz, proprietário da Clínica Odontowicz(Curitiba) e da Odontogurka (Pinhais). Ele pondera que a melhor alternativa para combater o bruxismo é a indicação de uma placa que a pessoa usa durante o sono para evitar o desgaste dos dentes.
O Dr. Eduardo ressalta ainda que “caso o bruxismo não seja identificado e devidamente tratado, pode resultar em problemas envolvendo a articulação temporomandibular, popularmente conhecida por ATM, que vem a ser a articulação que liga a mandíbula ao crânio humano.”
Fatores causadores do bruxismo
Segundo o Dr. Eduardo Gurkewicz (CRO 5420), o bruxismo noturno não possui exatamente uma causa definida. Ele pode advir de fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios. Também pode estar ligado a fatores psicológicos como ansiedade, tensão e estresse.
O diretor técnico das clínicas Odontowicz e Odontogurka afirma também que “o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo e uso continuado de drogas pode aumentar aumentar a frequência do bruxismo, tanto à noite quanto durante o dia. O refluxo é outro fator causador dessa doença, pois a diminuição do pH do esôfago aumenta a atividade do músculo da mastigação.”
Tratamento alivia o bruxismo
Infelizmente, o bruxismo não tem cura. Seu tratamento tem por objetivo aliviar a dor e também evitar problemas mais sérios nos dentes. Ele consiste no uso de uma placa acrílica de proteção dentária, indicada para o período noturno. A utilização dessa placa impede que haja atrito entre os dentes, evitando seu desgaste e problemas nas articulações temporamandibulares.
Outra indicação que o experiente Dr. Eduardo Gurkewicz recomenda nos casos de bruxismo são a aplicação de água morna na região durante 15 minutos antes da pessoa dormir. Técnicas de relaxamento e massagens também ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Outros recursos nos casos mais graves são a aplicação de injeção de toxina botulínica no local e a administração de relaxantes musculares. Pode não parecer, mas o bruxismo também é bastante comum em crianças. Tomar medidas para amenizar seus efeitos é indicado para pessoas de todas as idades.
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson
- Depoimento de paciente: Mercedes Freitas
- Depoimento de paciente: Luiz Carlos
- Depoimento de paciente: Edésio
- Depoimento de paciente: David
- Depoimento de paciente: Aline Pinheiro
- Depoimento de paciente: Clarice
- Depoimento de paciente: Isolina
- Depoimento de paciente: Juarez
- Depoimento de paciente: Maurício
- Depoimento de paciente: Irene Bueno