É praxe dos dentistas solicitarem aos seus pacientes que agendem ao menos duas visitas durante o ano ao seu consultório (clínica) para realizar a manutenção e profilaxia (limpeza) dos dentes. No entanto, pode ocorrer também de algumas pessoas necessitarem de uma frequência maior junto ao profissional a quem confiam sua saúde bucal.
Mas o que ocorre nos casos em que as pessoas se esquecem de cumprir as orientações de seu dentista? Elas sujeitam sua saúde bucal a riscos graves.
No alto de sua experiência de mais de 35 anos como profissional da odontologia, o Dr. Eduardo Gurkewicz, CEO da Clínica Odontowicz (Curitiba) e da Odontogurka (Pinhais) faz as seguintes observações:
Deixar de cuidar dos Implantes
O benefícios dos Implantes Dentários são extraordinários. Para gozar plenamente, e por um longo tempo deles, também são necessários alguns cuidados especiais.
Sou pioneiro na realização dos Implantes. Trabalho com eles desde o início dos anos 1990. Ressalto sempre aos mais de 30 mil pacientes nos quais já fiz esse tipo de procedimento que não é porque os implantes não são dentes naturais que não precisam ser cuidados com a mesma atenção e carinho que se cuida dos dentes naturais.
O sucesso completo dos Implantes Dentários depende muito da disciplina e dos cuidados da pessoa em fazer corretamente a sua manutenção para, entre outras coisas, assegurar uma cicatrização adequada e evitar a perda óssea. A bem da verdade, não é nada complicado. Apenas exige a mudança de alguns hábitos e o acompanhamento regular do dentista.
Na consulta de manutenção dos dentes implantados, realizo uma avaliação da condição da saúde bucal e do estado dos implantes. Promovo a remoção das próteses, realizo a limpeza, tiro os parafusos e faço a troca, se necessário. Busco também checar se houve acúmulo de placa bacteriana e tártaro nas próteses para não comprometer o tratamento.
Deixar de Realizar Tratamento de Canal
Quadro de dor e infecções, e de cistos dentro do ossos, abscessos graves e que geram doenças perigosas estão entre as consequências que podem ocorrer quando uma pessoa necessita de tratamento de canal e deixa de realizá-lo.
Entre as muitas consequências, podemos indicar até a extração do dente afetado para em seguida realizarmos um tratamento reabilitador.
Deixar de fazer manutenção no aparelho ortodôntico
Seu ortodentista estabelece para você uma rotina de cuidados para com o aparelho ortodôntico que acabou de instalar em sua boca.
Você, porém, deixa de fazer a sua parte. Deixa, por exemplo, de comparecer novamente ao consultório ou a clínica para as manutenções. Isso pode comprometer seriamente seus dentes. E, ainda, vai aumentar o tempo de uso do aparelho.
É preciso lembrar que mesmo fazendo a escovação correta e diária dos dentes, usando inclusive o fio dental como recomendado, ainda é possível existir restos de alimentos entre o aparelho e os dentes. No caso desse tipo de sujeira se acumular por longo tempo, a consequência inevitável será o mau hálito, o tártaro, cárie e até a gengivite.
Dor de dente
Faz um tempão que você não comparece ao dentista. Afinal, parece estar tudo bem com seus dentes. Eles não estão lhe causando desconforto algum. Ai, você se sente tranquilo, seguro, e vai tocando a vida. De repente, sabe-se lá de onde ou porque, seus dentes começam a dor. E a dor se torna insuportável.
Isso ocorre como consequência de uma lesão de cárie, ou de uma retratação gengival. As infecções e inflamações também estão associadas diretamente à dor de dente.
A Importância da Prevenção
Deixar de comparecer ao dentista é algo possível de acontecer, sim. Mas, como atestamos, pode custar caro. Assim, sou adepto da teoria de que prevenir é, sempre, melhor do que remediar. Quem leva a sério o cuidado com sua saúde bucal, vive com mais qualidade e ainda evita maiores gastos financeiros com o tratamento de seus dentes.
Leve a sério as recomendações de seu dentista. Afinal, baseamos nossas recomendações em fatos e na experiência que acumulamos ao longo de nossa trajetória profissional. Paciente colaborativo é aquele que atua em parceria com o dentista, alcançando então resultados animadores para ambos os lados.
Alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson
- Depoimento de paciente: Mercedes Freitas
- Depoimento de paciente: Luiz Carlos
- Depoimento de paciente: Edésio
- Depoimento de paciente: David
- Depoimento de paciente: Aline Pinheiro
- Depoimento de paciente: Clarice
- Depoimento de paciente: Isolina
- Depoimento de paciente: Juarez
- Depoimento de paciente: Maurício
- Depoimento de paciente: Irene Bueno