Durante muitos anos, a escova manual reinou absoluta no momento de se fazer a higiene bucal. Com o advento da escova elétrica, originária dos Estados Unidos da América, boa parte das pessoas – sobretudo aquelas de melhor poder aquisitivo, visto que a diferença de preço da escova elétrica para a manual ainda é muito grande -, tem optado pela escova elétrica.
Contudo, ainda há quem fique na dúvida, sem saber ao certo qual a escova ideal. Para o Dr. Eduardo Gurkewicz, SEO da Clínica Odontowicz, em Curitiba, antes de questionar sobre a utilidade das escovas, faz-se necessário que todos ganhem consciência de que o mais importante no momento da escovação não é propriamente o tipo ou modelo de escova:
“Sim, o que as pessoas precisam saber é que a técnica de escovação é bem mais relevante do que o tipo da escova. Não dominar a técnica de escovação implica em uma escovação insuficiente o que, já numa primeira análise, coloca em risco a saúde bucal, pois aumenta o risco de caries e doenças gengivais”.
Dr. Eduardo Gurkewicz
O Dr. Eduardo admite que diante do dilema de usar a escova manual ou a escova elétrica, as pessoas esqueçam do mais importante, que é a técnica adequada de escovação.
Essa técnica, o dentista geralmente passa para seus pacientes. Ocorre que a maioria se apressa no momento da escovação e deixa de seguir à risca as orientações recebidas.
Não deve haver pressa na escovação, da mesma maneira que não se deve apressar a mastigação na hora de comer. Ambas as coisas devem ser feitas devagar, com esmero, pois resultam em prevenir uma série de problemas.
Os benefícios das escovas
A bem da verdade, segundo assegura o Dr. Eduardo, tanto a escova manual quanto a elétrica são ideais para remover as placas bacterianas que tanto comprometem a saúde bucal.
A escova manual surgiu no final dos anos 1700. Sua funcionalidade é comprovada há séculos. Milhões de pessoas têm usado esse tipo de escova, que apresenta um bom material e suavidade nas cerdas, com ótimos resultados.
Há casos médicos que impedem algumas pessoas de usar a escova manual. Entre eles estão a artrite ou alguma incapacidade física. Entretanto, no geral, a escova manual é suficiente para promover uma boa higiene bucal.
Além disso, devemos considerar que o preço das escovas manuais é bem acessível e, em algumas situações, os postos de saúde doam esse tipo de escova para as pessoas desprovidas de condições financeiras para adquiri-las.
Quanto às escovas elétricas, elas são ideais para pacientes que estão aprendendo a escovas seus dentes e não necessitam maiores esforços na sua utilização. Seu preço mais elevado do que a manual, pode ser compensado com a grande durabilidade que ela oferece.
Por fim, o Dr. Eduardo Gurkewicz enfatiza que “ao optar pela escova elétrica, a pessoa também deve seguir as orientações de seu dentista quanto às técnicas de escovação. E se você ainda não sabe, ou não lembra, das técnicas adequadas para uma escovação bem feita, com resultados preventivos de qualidade, agende uma consulta com o seu dentista o quanto antes.”
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Veja também
- Quem pode fazer implante dentário?
- Quando o dente precisa de Tratamento de Canal
- Como encontrar um Dentista ideal
- Passos para escovar os dentes corretamente
- Saiba como é feito o Implante Dentário
- Os incríveis benefícios do Implante Dentário
- Implante de carga imediata
- Implante Dentário Passo-a-Passo
- Implante sem Dor e sem Trauma
- Limpeza de pele profunda, qual a durabilidade?
- Cuidados após o Implante
- Não corra risco com Implante Dentário de Procedência Duvidosa
- O que é Enxerto Ósseo
- Estresse compromete saúde bucal
- Extrair dentes é coisa do passado
- O que é Harmonização Orofacial?
- A valorização da Estética Facial Está cada vez mais em alta
- Agora a harmonização facial é especialidade odontológica