Cáries, aftas, gengivite, periodontite e endocardite bacteriana estão entre as doenças mais graves relacionadas com a má higiene bucal. Saiba identificar em que circunstâncias elas surgem e como podem ser tratadas.
Cárie
Sabe aqueles restos de açúcares e restos dos alimentos que consumimos que permanecem em nossa boca? Eles produzem ácidos que atacam o esmalte do dente e os deixam vulneráveis. A partir dai, as cáries se desenvolvem.
Se não tratada rapidamente, a cárie pode evoluir e causar diversos problemas como infecções, contaminações e até a morte da polpa do dente, entre outros.
A melhor forma de prevenir o aparecimento da placa bacteriana, é escovar os dentes após as refeições, passar o fio dental diariamente e consultar o dentista regularmente.
Aftas
De cor branca e avermelhada, as aftas são ferimentos na mucosa da boca que geralmente causam dor e muito desconforto. Sem causa específica, elas são consequência da má higiene bucal. Em geral, as aftas não precisam de tratamento e desaparecem em até duas semanas.
Gengivite
O acúmulo de placas bacterianas provocam inflamação da gengiva, resultando na gengivite, sinalizada por vermelhidão, aumento da sensibilidade e até sangramento durante a escovação. Sem o tratamento correto, a gengivite pode evoluir para uma periodontite.
Periodontite
Envolvendo desde a gengiva, até o osso que suporta e envolve o dente, a periodontite pode ou não apresentar sintomas. O que é mais uma razão para que o paciente mantenha consultas regulares ao dentista. Sangramento, inchaço, mau hálito persistente, dores na mastigação, são os principais sintomas dessa doença.
Um tratamento adequado pode evitar danos mais graves. Entretanto, se o problema não for tratado corretamente, a doença pode resultar na extração dos dentes afetados.
Endocardite bacteriana
Causada pela infecção do endocárdio (revestimento interno do coração), por meio de bactérias vindas de outras partes do corpo, a endocardite bacteriana se apresenta como um dos problemas mais sérios causados pela falta de higiene bucal. Caso não tratada, ela pode danificar ou destruir as válvulas do coração, trazendo complicações para o resto da vida.
Veja as maneiras como o agente infeccioso pode penetrar a corrente sanguínea:
- pela boca: quando ocorrem sangramentos causados pela mastigação e escovação (especialmente se os dentes e gengivas não estão saudáveis) ou em procedimentos dentários que causam cortes nas gengivas;
- por meio de cateteres ou agulhas;
- em outras áreas com infecções.
Importante: normalmente as bactérias são destruídas pelo sistema imunológico ou não causam a infecção. É por isso que a maioria das pessoas que desenvolvem endocardite já tem uma doença ou dano no coração, especialmente nas válvulas.
Para mais informações agende sua consulta!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson