31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. Bom momento para se refletir como o fumo afeta os dentes das pessoas. Segundo o Dr. Eduardo Gurkewicz, renomado cirurgião dentista, CEO da Clínica Odontowicz em Curitiba, um dos principais efeitos do tabagismo para a saúde bucal é de caráter estético.
Isso se dá em virtude de o alcatrão presente no cigarro manchar os dentes, provocando que eles fiquem amarelados e escuros.
“A prática de fumar também é um fator que tem relação direta com o mau hálito. O ressecamento provocado pela fumaça do cigarro é que causa esse dano. Ele impede a produção de saliva, fazendo com que parte das substâncias que consumimos continue na boca. Assim, quando essas substâncias são digeridas, elas exalam odores que provocam o mau cheiro”, assegura o Dr. Eduardo.
CÂNCER NA BOCA – A consequência mais grave do tabagismo é o câncer na boca. As substâncias contidas no tabaco podem gerar uma reprodução acelerada das células na boca, o que aumenta o risco de câncer.
“Essa doença pode ser extremamente perigosa. Seu perigo se deve ao fato de ela não ser facilmente detectável em seus estágios iniciais”, observa o cirurgião dentista da Clínica Odontowicz.
Alguns sinais que identificam o câncer na boca são mudança na voz, dificuldade para engolir ou mastigar, manchas brancas ou vermelhas em qualquer parte da boca, caroços ou inchaços na bochecha, feridas que sangram com facilidade, entre muitos outros. Diante da presença desses sintomas, o ideal é consultar um profissional.
DOENÇAS NA GENGIVA – O tabagismo também é identificado como causador de doenças na gengiva, entre elas a gengivite. Isso acontece porque o cigarro diminui a geração de saliva e a vascularização dos tecidos da boca, o que gera uma redução na imunidade. Assim, a gengiva se torna muito mais vulnerável a inflamações que podem resultar em uma gengivite que, se não for tratada da maneira adequada, também pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de boca.
PROBLEMAS NO PALADAR – Outra grave consequência que o cigarro pode provocar nas pessoas está relacionado ao paladar. A fumaça que ele expele diminui a sensibilidade das papilas gustativas dificultando o processo de sentir o gosto dos alimentos.
CLAREAMENTO COMPROMETIDO – O resultado do clareamento nos dentes do fumante não é eficiente especialmente se a pessoa fuma durante o processo. O ideal é parar antes de iniciar o procedimento ou, pelo menos, reduzir. Porém, nunca será um resultado cem por cento satisfatório o procedimento de clarear os dentes de uma pessoa que fuma.
Para um resultado melhor em pessoas que realmente não querem abandonar o hábito, os tratamentos são mais invasivos. As facetas de porcelana, por exemplo, são coladas ao dente depois de um pequeno desgaste na superfície do esmalte.
CUIDADOS NA LIMPEZA – A pessoa que fuma precisa se conscientizar que essa prática exige uma frequência maior no processo de escovação dos seus dentes. Afinal, se quem não fuma deve fazer três escovações ao dia, os fumantes devem aumentar essa frequência, sem esquecer da língua. O uso do fio dental também é imprescindível, nesses casos. Além disso, pelo menos duas aplicações de enxaguante bucal durante o dia podem atenuar o mau hálito.
Visitar o dentista com mais frequência também é imperativo para quem fuma ao buscar manter uma boa qualidade de vida. Somente o dentista pode acompanhar a saúde bucal e avaliar a cavidade oral, visto que a limpeza feita por um profissional da área odontológica é capaz de ajudar o fumante a barrar a placa bacteriana e o desenvolvimento de doenças bucais.
Para mais informações agende sua consulta!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson