Há inúmeros hábitos que podem prejudicar a saúde bucal das pessoas. A maioria delas pratica pelo menos um deles, muitas vezes de maneira inconsciente.
São ações automáticas e elas até podem ser consideradas inofensivas. Entretanto, podem originar doenças periodontais e resultados estéticos comprometedores.
Para ajudar você a evitar qualquer um desses hábitos e manter sua saúde bucal em dia, o Dr. Eduardo Gurkewicz, da renomada Clínica Odontowicz, em Curitiba, destaca uma lista com os cinco hábitos mais comuns. Por meio deles, você irá compreender como eles podem prejudicar a saúde do seu sorriso.
O PERIGO DO TABAGISMO – Não apenas os cigarros, mas o tabaco em geral contém toxinas que podem afetar a saúde bucal de diversas maneiras. Eles podem vir a causar o amarelamento dos dentes, originar inflamação das gengivas, resultar em doenças periodontais e – o que é ainda mais perigoso-, levar à perda de dentes e ao câncer bucal. Sim, o simples hábito de fumar aumenta a sensibilidade e as chances de proliferação bacteriana, que pode levar à infecção.
DENTES NÃO SÃO ABRIDORES DE GARRAFAS – Essa atitude despretensiosa, pode gerar graves consequências, como provocar a quebra e também a perda de um dente. Seus dentes têm função mastigatória e estética, não de abrir garrafas. Para isso, use uma ferramenta mais adequada e menos comprometedora. Além do risco de ingestão de vírus e bactérias, você também pode cortar e inflamar a gengiva e os lábios.
EVITE ROER AS UNHAS – Outro hábito anti-higiênico, mas extremamente perigoso para a saúde bucal e que pode contribuir para o desgaste dos dentes, além de conduzir bactérias e germes que estão sob as unhas para dentro da sua boca, é o ato de roer unhas. Assim, se você tem esta mania, busque controla-la de toda forma para poder preservar as suas unhas e, principalmente, o seu sorriso.
MASTIGUE DOS DOIS LADOS DA BOCA – Quando comemos, muitas vezes nem percebemos que estamos mastigando os alimentos usando apenas os dentes à direita ou à esquerda da boca. Contudo, é fundamental desenvolver o hábito de mastigar dos dois lados da boca, pois ao usar apenas um lado, os dentes ficam sobrecarregados e podem causar danos na sua articulação mandibular.
É PRECISO TROCAR AS ESCOVAS – De acordo com as observações do experiente cirurgião dentista, Dr. Eduardo Gurkewicz, uma das etapas mais importantes para se manter uma boa higiene bucal, é a troca da escova de dentes. Ele aconselha trocar a escova a cada três meses, ou quando perceber que as cerdas estão começando a ficar desgastadas e sem cor. As cerdas, quando muito usadas, acabam perdendo sua efetividade e prejudicam a limpeza dos seus dentes e gengivas.
Também é aconselhável trocar de escova logo após um episódio de gripe ou resfriado, essa troca ajuda a evitar o acúmulo excessivo de micro-organismos e germes nas escovas.. Por isso, lembre-se de trocar sua escova dental com regularidade para garantir uma boa saúde bucal.
Entre em contato aqui pelo site e agende sua consulta!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson