Presente nas mesas, ou numa estante colocada em local estratégico, dos restaurantes de todo o Brasil, o palito de dente de madeira ou plástico, é a opção imediata para quem deseja retirar rapidamente aquela sujeirinha que se prendeu entre os dentes logo após a refeição.
A despeito de ele parecer um aliado tão útil quanto o fio/fita dental, faz-se necessário ir devagar no seu uso. O Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião dentista e proprietário das Clínicas Odontowicz(Curitiba) e Odontogurka(Pinhais), no alto de sua experiência de mais de 35 anos na área odontológica, dá aqui alguns importantes conselhos na relação de uso entre o palito de dente e o fio ou fita dental.
-Numa emergência, muitas vezes as pessoas recorrem ao uso do palito de dentes para remover sujeiras advindas de uma refeição. Entretanto, é preciso ter consciência de que, na prática, ele não é o mais indicado para resolver qualquer situação.
Para se livrar de sujeiras mais difíceis e manter um controle efetivo da placa bacteriana somente a escovação completa é indicada. O palito serve apenas como um complemento à escovação dental, e não para limpar toda a superfície.
Os espaços entre os dentes em certas ocasiões necessitam da ajuda de um complemento extra, pois as cerdas da escova não penetram em todos os cantinhos. Contudo, o bom e velho fio/fita dental continua sendo recomendado para uma higienização completa.
Como está sempre à mão e é de fácil manuseio, torna-se difícil abolir de vez o uso do palito de dente. Mas é obrigação do dentista orientar seus pacientes que o uso do palito de dente não pode, nem deve se tornar um hábito.
A bem da verdade, os riscos de seu uso estão mais relacionados com a forma de utilização.
Usar um palito pressionando e esfregando de forma intensa a gengiva pode provocar esfolamento e como consequência a retração gengival. De tal maneira que não adianta se livrar da sujeira e ganhar um problema bucal.
Em se tratando do uso eventual do palito de dente todo cuidado é pouco. Dê sempre preferência ao fio/fita dental, escovação, limpeza da língua e finalize com o enxaguante bucal. Somente então você conseguirá evitar problemas graves com sua saúde bucal.
A completa higienização é a única forma de evitar futuros incômodos.
Gostou do texto? Comente GOSTEI!
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson
- Depoimento de paciente: Mercedes Freitas
- Depoimento de paciente: Luiz Carlos
- Depoimento de paciente: Edésio
- Depoimento de paciente: David
- Depoimento de paciente: Aline Pinheiro
- Depoimento de paciente: Clarice
- Depoimento de paciente: Isolina
- Depoimento de paciente: Juarez
- Depoimento de paciente: Maurício
- Depoimento de paciente: Irene Bueno