Gengiva que sangra. Dente que dói. Dificuldade na mastigação. Mau hálito. Embaraço na hora de sorrir. Esses são sintomas que indicam que saúde bucal de uma pessoa encontra-se comprometida. Precisando urgentemente de um atendimento adequado, capaz de evitar problemas ainda mais graves na saúde geral. Sim, problemas na boca inevitavelmente podem causar graves consequências, comprometendo por completo a saúde de uma pessoa. Podendo inclusive causar a morte.
Entre outras complicações, vale destacar a endocardite infecciosa. Esta doença afeta o coração e outras funções vitais do organismo humano. Sua origem é bucal e surge de funções espontâneas por causa de dentes e gengivas sem higienização adequada. Ou ainda quando a área infectada necessita de tratamento odontológico.
Problemas sérios no coração
Uma bactéria poderosa, chamada StreptococusViridans é que é responsável por tais comprometimentos. Esta bactéria habita normalmente a boca sem provocar danos. Entretanto, ao entrar em contato com a circulação ela vai parar no coração podendo provocar a endocardite.
Segundo o Incor – Instituto do Coração , além do coração, a StreptococusViridans é capaz também de atingir outras partes do organismo como rins, aparelho digestivo, articulações e olhos, provocando infecções.
Medidas de Prevenção
Segundo o renomado cirurgião dentista, Dr. Eduardo Gurkewiz (CRO 5420) o ideal é que o dentista sempre indique aos seus pacientes, algumas medidas para se prevenir de graves doenças advindas de uma saúde bucal comprometida.
Entre elas, o proprietário das Clínicas Odontowicz (Curitiba), e Odontogurka (Pinhais), destaca:
- Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, sempre após as principais refeitos. Essa ação impede a formação de placa bacteriana, causadora da gengivite e da cárie;
- Fazer uso de fio dental durante o processo de higiene bucal. Ele auxilia a retirar a placa bacteriana que se localiza entre os dentes, na região próxima à gengiva, local onde a escova normalmente não alcança;
- Promover a limpeza da língua, sempre depois da escovação
Creme dental com flúor, sempre. Depois de passar o fio dental entre os dentes, escová-los e limpar bem a língua, é necessário ainda fazer bochecho com um antisséptico bucal.
Cuidados com a alimentação
Para o Dr. Eduardo Gurkewicz, é fundamental que as pessoas dediquem cuidados especiais com a alimentação. Quem se alimenta de alimentos ricos em açucares e amido está criando um ambiente adequado para que as bactérias se multipliquem na boca.
É aconselhável também evitar o cigarro. Quem fuma pode vir a ter problemas de câncer na boca, doença periodontal, mau hálito e pigmentação dos dentes.
Comparecer ao dentista regularmente proporciona uma análise profissional de toda a saúde bucal. Somente o dentista está habilitado a lhe dar dicas valiosas sobre a higiene bucal, mostrando-lhe os locais onde a sua boca merece mais cuidados.
Alguma dúvida? Entre em contato com o Dentista Dr. Eduardo e saiba mais!
Implantes em Curitiba
Verdadeira referência em Implantodontia, o Dr. Eduardo é pioneiro nessa técnica. Mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal, portanto, com mais de 30 mil implantes realizados.
Dentista em Curitiba
Oferecemos a você tratamentos personalizados, pois buscamos atender completamente sua expectativa e desejo,por isso estamos há 33 anos estamos construindo sorrisos belos e saudáveis.
Agende sua Consulta com o Dentista Dr. Eduardo
Dr. Eduardo Gurkewicz – Cirurgião Dentista / CRO PR – 5420
Ligue agora: (41) 3023-5333
Mande sua mensagem: (41) 9 9258-1577 | Whatsapp
Rua do Herval, 865, Cristo Rei – Curitiba-PR
Selecionado para você
- Depoimento de paciente: Gladys
- Depoimento de paciente: Ericleu
- Depoimento de paciente: Arnold
- Depoimento de paciente: Ronildo
- Depoimento de paciente: Ozeias
- Depoimento de paciente: Manoel
- Depoimento de paciente: Inácia
- Depoimento de paciente: Antonio
- Depoimento de paciente: Saulo
- Depoimento de paciente: Nelson
- Depoimento de paciente: Mercedes Freitas
- Depoimento de paciente: Luiz Carlos
- Depoimento de paciente: Edésio
- Depoimento de paciente: David
- Depoimento de paciente: Aline Pinheiro
- Depoimento de paciente: Clarice
- Depoimento de paciente: Isolina
- Depoimento de paciente: Juarez
- Depoimento de paciente: Maurício
- Depoimento de paciente: Irene Bueno